Desde 2014, a Ambibérica tem se dedicado a recolher, selecionar e encaminhar diferentes tipos de redes de pesca para unidades de reciclagem especializadas.
A cada ano estima-se que 640,000 toneladas de equipamentos de pesca são descartados nos oceanos. Este problema crescente é alarmante, e a Fundação Ellen MacArthur alerta que se nada for feito, o oceano terá mais plástico do que peixes até 2050.
Já encaminhamos mais de 4 milhões de toneladas destes resíduos para serem transformados em novos produtos que você usa no seu dia a dia. Estes produtos incluem cadeias, carpetes, roupas e tecidos técnicos, produzidos tanto por meio de processos de reciclagem química quanto de reciclagem mecânica.
O processo de receção e triagem de redes de pesca pela Ambibérica segue algumas etapas para garantir a eficiência e qualidade do processo.
As redes de pesca são recebidas nas nossas instalações, onde passam por uma primeira triagem para separação de possíveis contaminantes tais como objetos metálicos de grande dimensão, boias o alguns outros contaminantes de maior dimensão.
Após esta triagem inicial, as redes de pesca são classificadas conforme o tipo de polímero, bem como, espessura e tamanho, para poderem ser encaminhadas para o processo de reciclagem adequado.
As redes de pesca são fragmentadas em tamanhos pequenos e então submetidas a um processo de limpeza onde são removidos resíduos orgânicos, plásticos, anzóis e alguma areia e rochas presas às redes, evitando assim a contaminação de todo o processo.
Em seguida, as redes de pesca são enfardadas em fardos de diferentes dimensões consoante os processos mecânicos ou químicos em que irão ser utilizadas conforme as características do material.